Página 6 - SUCESSO #145

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recado
A
pós uma década enfrentando crises e se adaptando às
novas regras do mercado e novos modelos de negócios,
finalmente a indústria da música no Brasil parece ter se
recuperado de maneira integral. Em 2011, não foi só a área de
shows que se destacou positivamente. O segmento de venda de
discos e música digital teve um saudável aporte. Segundo dados
da ABPD, a indústria brasileira de música gravada cresceu 8,47%
em relação a 2010, movimentando R$ 373,2 milhões. As vendas
físicas (CDs+DVDs+Blu-Rays) registraram elevação de 7,6%,
com a movimentação de R$ 312,3 milhões em 2011. Já o fatura-
mento dos modelos de negócio da área digital foi 12,8%maior que
o exercício anterior, representando R$ 60,9 milhões.
E para este ano, a aposta é de que o setor continue em alta. Os
executivos de gravadoras acreditam no êxito das novas platafor-
mas de comercialização digital que entraram ou entrarão em ope-
ração no país, casos de iTunes, Spotify,Deezer e Oi Rdio.Matéria
a partir da página 46 desta edição aborda o assunto.
O aumento no consumo de música reflete também na elevação
da arrecadação e distribuição de direitos autorais. Em entrevista
(páginas 42 a 44), a superintendente do Ecad, Glória Braga, afir-
ma que o escritório distribuiu, em 2011, R$ 411 milhões a 92 mil
titulares. O valor foi 18% superior ao distribuído no ano anterior.
Esse bom momento do mercado musical é fruto basicamente
da estabilidade econômica vivida pelo Brasil. Segundo dados do
IBGE, nos últimos anos, cerca de 50 milhões de brasileiros as-
cenderam socialmente. Desse total, 40 milhões de pessoas pas-
saram a integrar a classe C (ou média baixa). Esses cidadãos
AmúsicAeAsclAssessociAis
ganharam a oportunidade de consumir produtos e serviços antes
inacessíveis, como CDs e DVDs originais e celulares - por onde
costumam pagar pelos downloads de singles, ringtones e outros
produtos relacionados à música nacional.
A ascensão social dessa grande massa populacional da mar-
gem à emersão de artistas e gêneros mais populares. Afinal, o
consumidor da nova classe média fomenta o crescimento da
música sertaneja, do forró, do arrocha e também do brega. Gaby
Amarantos é prova viva desse fenômeno cultural e social. Com
15 anos de carreira, só agora conseguiu sucesso em nível nacional
– porque a Rede Globo notou o potencial e a facilidade que ela
tem em dialogar com o povo. Por isso, tratou de contratá-la para
o cast da Som Livre e inserir sua música
Ex-mai love
na abertu-
ra da novela
Cheias de charme
(leia mais na página 31).
Sendo assim, podemos dizer que o Brasil vive um momento
histórico importante. Enquanto as classes desfavorecidas passam a
ter acesso a bens culturais e ao crédito, aumenta também a exposi-
ção e importância de movimentos artísticos antes marginalizados.
O sertanejo, definitivamente, foi abraçado por todas as camadas da
pirâmide social. E no mesmo caminho estão o rap paulista, o funk
carioca, o forró e o brega. Esses ritmos, além de agradar os antigos
admiradores, estão invadindo redutos elitistas, como clubs e casas
de shows sofisticadas. De certa maneira, estamos repetindo o pro-
cesso que aconteceu na indústria musical dos EUA, que há décadas
tem no suburbano hip hop um dos seus pilares de sustentação.
Gilmar Laurindo e TomGomes
aNo 17 • Nº 145 • maIo/JuNho 2012
SUCESSO! é uma publicação bimestral da
EDITORA ESPETÁCULO LTDA • ISSN 1415-5508
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Tom Gomes
GilmAR lAURiNDo
repórteres / redatores
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mARcio FURUNo
colaborador
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arte
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Jornalista responsável
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