Página 46 - SUCESSO #145

Versão HTML básica

mercado
A
crise que assolou o mercado fonográfico está definitiva-
mente superada – pelo menos por aqui.É isso que com-
provam os dados divulgados pela ABPD (Associação
Brasileira dos Produtores Discográficos). Em 2011, a indústria
brasileira de música gravada cresceu 8,47% em relação a 2010,
movimentando R$ 373,2 milhões. As vendas físicas (CDs +
DVDs + Blu-Rays) registraram crescimento de 7,6%, com a mo-
vimentação de R$ 312,3 milhões em 2011. Já o crescimento do
faturamento dos diversos modelos de negócio da área digital foi
de 12,8%, representando R$ 60,9 milhões.
Em recente conferência da indústria, Edgar Berger, presidente
da Sony Music Internacional, ressaltou que tal levantamento co-
loca o Brasil no top 3 dos mercados que estão mostrando cresci-
mento explosivo nomundo.Os grandes responsáveis por esse bom
resultado foram os discos de Paula Fernandes, Padre Marcelo
Rossi e da britânica Adele. Esses artistas lideraram grande parte
dos rankings nacionais em 2011, seja nos formatos físico ou digi-
tal. Mas o segmento infantil também teve destaque nessas listas.
DVDs de Xuxa, Patati Patatá e Balão Mágico estiveram entre os
dez mais vendidos no ano passado.
Conforme opiniões de executivos brasileiros do setor, esse cres-
cimento está ligado ao desempenho satisfatório da economia do
nosso país e ao consumo interno aquecido. O preço do disco, que
hoje dificilmente supera os R$ 20, foi outro fator que determinou
o bom resultado.Dessa maneira, CDs e DVDs originais voltaram
a ser consumidos também pelas classes mais baixas. "Eu diria que
conquistar as classes C,D e E sempre foi uma grande preocupação
das gravadoras. Isso tem que ser levado em consideração quando
se trata de buscar grandes volumes de vendas. Obviamente que aí
também está implícito identificar e contratar talentos populares",
analisa José Éboli, presidente da Universal Music.
GustavoGodinho
Crescimento
sustentável
relatóriosdaassociaçãoBrasileira
dosProdutoresdiscoGráficos (aBPd)
mostramqueas vendasfísicasdo
mercadocresceram7,6%em2011 em
relaçãoaoanoanterior; naárea
diGital, oaumentofoi de 12,8%
DaDosDareCuperaçãoDa inDústria
Mercado digital
2007
2008
2009
2010
2011
FaturaMento
R$ 24 milhões R$ 43 milhões R$ 42 milhões R$ 53 milhões R$ 60 milhões
cresciMento
185%
79%
-1,7%
26%
13%
ParticiPação no Mercado
8%
12%
12%
15%
16%
eboli,Dauniversal
ReduçãonovaloRfinaldeCdsedvdsajudou
a indústRiaaConquistaRClassesC, dee