Página 26 - SUCESSO #145

Versão HTML básica

comemoração
O
sertanejo universitá-
rio está na moda.
Menos na Mairipo-
rã Promoções. Na empresa,
são os artistas clássicos desse
gênero rural que dominam o
cast. Fundada há 40 anos, a
Mairiporã dedica-se a manter
o mercado de sertanejo de
raíz sempre aquecido. No
Brasil, não há outro escritório
que atue exclusivamente com
esse segmento musical.
Na década de 70, a Mairi-
porã esteve à frente da carrei-
ra de Tião Carreiro e Pardi-
nho. Foi com essa dupla que
ela começou a atuar no show
business. Já nos anos 80, tra-
balhou com Chitãozinho &
Xororó. Na época, a dupla
paranaense, que só tinha sucesso no interior, estourou em nível
nacional com o megahit
Fio de Cabelo
.
Durante todo esse tempo, um homem esteve à frente da em-
presa – o mesmo que dá nome ao escritório. Cantor e composi-
tor famoso na década de 60, Mairiporã, quando se tornou em-
presário, teve a sorte e o talento de popularizar e conduzir a
carreira de duas das mais importantes duplas da história do ser-
tanejo. Desde a década de 80 tocando a empresa ao lado do filho
Clodoaldo, ele tem notado as mudanças no mercado nessas qua-
tro década, mas não pensa em investir em outros gêneros. "A
história e o valor cultural da música de raíz são inestimáveis.
Enquanto puder, darei preferência a esse estilo, o mais legitima-
mente brasileiro", afirma Mairiporã.
Hoje, o escritório conta com dez artistas de renome no cast
exclusivo, como Inezita Barroso,As Galvão, Pedro Bento &Zé da
Estrada, Mococa & Paraíso e Liu & Léu. Além disso, também
negocia shows de Léo Canhoto & Robertinho, Gaúcho da Fron-
teira e Cacique &Pagé, entre outros. "No agenciamento exclusivo,
nos responsabilizamos pela venda e produção de shows, gerencia-
mento de carreira, logística e manutenção de site e redes sociais.
Abraçamos a carreira de forma integral", define Clodoaldo.
Entre os contratados da empresa, dois lançarão projetos neste
ano: Pedro Bento&Zé da Estrada e As Galvão.Oprimeiro DVD
da dupla influenciada pela música mexicana será gravado em Va-
linhos, com o apoio da TV Século 21. Em paralelo, será lançada a
biografia da dupla. "As Galvão também gravarão seu DVD. Esta-
mos buscando parceiros para concretizar o projeto. Antes, porém,
a dupla lançará um novo CD", determina Mairiporã.
40 anos de
sucesso
Háquatrodécadasnomercado,
MairiporãproMoções
éoúnico
escritórioartísticoa trabalHarapenascomosertanejoderaiz
redação
› aGeNDasrecHeaDas
De acordo com os managers, em
média, cada artista da Mairiporã
realiza dez shows mensais. Grande
parte acontece no interior do país,
principalmente nas regiões Sul, Su-
deste e Centro-Oeste. Já os espaços
que abrem as portas para esses mestres da música nacional são
os mais variados. "Tocamos em aniversários de cidade, eventos
corporativos, festas particulares e nas unidades do SESC. Os
governos estadual e municipal de São Paulo são grandes entu-
siastas da cultura e também promovem alguns eventos nos quais
somos convidados", detalha Clodoaldo.
Já a parte de divulgação em mídia é uma tarefa mais inglória.
Segundo Mairiporã, quase não há espaço para o sertanejo de raíz
na TV, nas rádios e na mídia impressa. As exceções são os pro-
gramas
Viola, minha viola
e
Senhor Brasil
(ambos da Cultura).
"Dessa maneira, temos que contar com o espaço que nos dão em
veículos de comunicação regionais. Infelizmente, a mídia mais
abrangente só oferece espaço para artistas veteranos que traba-
lham com MPB", critica Mairiporã.
Outro fator que preocupa o empresário é a tímida renovação da
música sertaneja de raíz.Esse gênero continua sendo representado
basicamente por artistas com mais de três décadas de carreira.
"Isso é preocupante.Entre os mais jovens, apenas João Carreiro &
Capataz, Mayck & Lyan e Bruna Viola representam a música de
raíz.Os outros modernizaram demais o gênero sertaneja", lamen-
ta Mairiporã. (P
or
H
elder
M
aldonado
)
oseMpresáriosMairiporãecloDoalDo(coMas irMãsGalvão)
cast temdeznomesexclusivos, entreosquaisaduplafeminina,
inezitabarroso, liu&léue pedrobentoezédaestrada (destaque)
maurícioâmbar