Página 48 - SUCESSO #143

Versão HTML básica

gospel
E
nquanto as gravadoras de música secular trabalham com
casts reduzidos e investimentos aplicados apenas em
segmentos com retorno garantido, a MK Music cresce
gradativamente em todas as áreas do mercado. Em 2011, a dis-
cográfica atingiu a marca de 40 artistas contratados e ampliou a
atuação no setor de shows e de música digital.
Na área artística, a principal aposta da MK em 2011 foi a
contratação de Regis Danese, que estava na Line Records. Prin-
cipal voz masculina da música gospel atual, Danese alcançou o
sucesso em 2009, com a faixa
Faz um milagre em mim
. Já no ano
passado, emplacou o hit
Tu podes
, que foi a canção gospel mais
executada nas rádios seculares brasileiras. "O Regis é um artista
com grande potencial de crescimento", avalia Yvelise.
Outro projeto que atingiu sucesso em 2011 foi o disco
Extra-
ordinário amor de Deus
, de Aline Barros. A cantora alcançou um
feito memorável com esse CD: ganhou pela quarta vez o Grammy
Latino de melhor álbum de música cristã em português. "Com
certeza, foi o maior lançamento da música religiosa em 2011. O
sucesso do projeto foi tamanho, que superá-lo será um grande
desafio para todo o mercado cristão", considera Yvelise.
Mais ousado em termos de concepção artística, o projeto
Gloria
in Rio
, de Fernanda Brum, foi o primeiro da gravadora produzido
em uma favela carioca. O DVD foi captado no Centro Cultural
Waly Salomão, em Vigário Geral. "A ideia foi do cantor Kleber
Lucas, que havia realizado um show nessa favela. Ele adorou a
receptividade dos fiéis e sugeriu que fizéssemos lá o DVD da Fer-
nanda. A gravação aconteceu sem maiores surpresas, contou com
o apoio do Afro Reggae e teve respaldo positivo da crítica e do
público", conta Yvelise.
Para 2012, a gravadora espera repetir os feitos do ano passado.
"Para alcançar o êxito contínuo com um cast gigante como o nos-
so, temos um cronograma que visa trabalhar cada artista em um
momento propício. Jamais lançamos simultaneamente discos com
propostas parecidas. Afinal, não queremos criar competição den-
tro da própria empresa. E essa alternativa é bem aceita pelos nos-
sos contratados. Eles reconhecem que esse planejamento é a cha-
ve do nosso sucesso", declara Yvelise.
› SHOWS
Na área de eventos, a MK é responsável pelos tradicionais fes-
tivais Som Gospel, Canta Rio e Louvorzão. Todos são realizados
em solo carioca. Mas a proposta é transformá-los em festivais
itinerantes, principalmente porque o sucesso dos artistas da gra-
vadora tem crescido em praças como São Paulo e Minas Gerais.
"Para isso, buscaremos parcerias privadas e públicas. O gospel é
um gênero forte em todo o país e merece ter festivais desse porte
em outras regiões", define Yvelise.
O primeiro teste da MK para realizar eventos em parceria com
outras empresas aconteceu no Festival Promessas, sediado no
Ápice
glOriOSO
com40 artistasnocast, gravadora
MKMuSic
aumenta
participaçãonomercadodeeventosedemúsicadigital
redação
Aterro do Flamengo e que reuniu cerca de 20 mil pessoas – apesar
do mau tempo. Nesse caso, quem co-produziu a empreitada foi a
Geo, pertencente à Rede Globo. "Essa aproximação foi importan-
te, pois eventos ligados à Globo geram mídia espontânea em pro-
gramas da empresa. Os melhores momentos do show foram
transmitidos em forma de especial de fim de ano na emissora. Só
tenho a comemorar o fato do mercado e da mídia em geral terem
percebido mesmo que tardiamente o potencial e a qualidade da
música gospel brasileira", afirma a executiva.
De outra parte, a MK Music – administradora de cerca de 50
sites – enxerga na área digital mais do que um meio de comercia-
lizar as músicas de seus artistas. É com a observação do compor-
tamento, preferências, dados e comentários dos visitantes de seus
sites que a gravadora organiza as pesquisas que avaliam os anseios
de mais de dois milhões de consumidores. "Através da internet,
analisamos os desejos do nosso público", comenta Yvelise.Na área
de comércio digital, a empresa se antecipou à implantação do iTu-
nes no Brasil e já tem parte de seu repertório disponível na loja da
Apple há mais de um ano, além de manter parceria com o Terra
Sonora, Uol Music e Imúsica. (H
elder
M
aldonado
)
YveliSedeOliveira
em2012, empresadeveorganizar
festivaisgospelemestadoscomo
sãopauloeminasgerais