Página 46 - SUCESSO #143

Versão HTML básica

receita extra
M
ais do que CDs,DVDs e shows, artistas consagrados
são como grandes empresas que vendem uma série
de produtos. E, como tais, já se deram conta de que
têm de investir continuamente em marketing e merchandising.
Para fidelizar cada vez mais seus fãs, vários astros da música vêm
contando com o suporte da Band Up!. Especializada em mer-
chandising, marketing e e-commerce, a empresa iniciou suas
operações há pouco mais de dois anos. Seu primeiro cliente foi
o quarteto teen Restart. “A banda tinha muito potencial para
merchadising por conta das suas roupas coloridas”, atesta Bruno
de Marchi, idealizador da Band Up!.A empresa foi a responsável
por montar e administrar a loja virtual do grupo. O negócio logo
virou um estouro de vendas.
Essa primeira investida bem-sucedida deu cacife à empresa
para fechar parcerias com Luan Santana,Claudia Leitte e Victor
& Leo.Atualmente, seu portfólio reúne mais de 35 clientes – são
artistas, empresas e marcas como Jota Quest, NX Zero, Exalta-
samba, Fábio Jr., Aline Barros, Tiê, a modelo Juju Salimeni,
Polysom (fábrica de vinis), X Games (evento anual de esportes
radicais promovido pela emissora ESPN) e Naja (marca espor-
tiva de artes marciais e MMA).
Cada um tem sua própria loja virtual, criada e gerenciada pela
Band Up!. “Nada é terceirizado, o que torna o negócio mais com-
plexo do que uma loja física tradicional”, ressalta Bruno, desta-
cando que a empresa ainda tem exclusividade com alguns artis-
tas para gerenciar suas lojas físicas montadas em shows. “Um
case bem sucedido que tivemos foi com a Claudia Leitte. Mon-
tamos quatro lojas no cruzeiro que ela fez no verão de 2011 e
vendemos mais do que esperávamos”, relata Bruno.
› PRODUTOS ESPECÍFICOS
O leque de produtos é vasto – tem dos triviais buttons, adesivos,
chaveiros, bonés e canecas a cadernos, mochilas, squeezes, cards,
chinelos, mochilas, bolsas e artigos de cama, mesa e banho. Ao
todo, a Band Up! dispõe de um mix de mais de 300 produtos
exclusivos, a maioria criada e fabricada pela empresa. O item
Nº1 de vendas são as camisetas, que recebem um toque especial.
“Temos em nossa equipe de criação profissionais que trabalha-
ram em grifes famosas”, revela Bruno. Há produtos específicos
de acordo com o perfil de cada artista. Um exemplo é o Restart.
ÊxITO
nomundo virtual
criadahápoucomaisdedoisanos, a
BanDUP!
vemalavancandoas
vendasnovarejovirtualdeartistasconsagrados
gustavogodinho
Na loja do grupo, os fãs encontram vários itens coloridos, como
calças skinny (marca registrada do quarteto), relógios, pulseiras,
cadarços de led (que brilham no escuro) e cintos de silicone. Já
na loja de Claudia Leitte, um dos destaques é o secador de ca-
belo com a marca da cantora.
A empresa também cria produtos a partir de ideias do artista. É
o caso de Luan Santana. Na loja do astro sertanejo, um dos itens
campeões de venda é o “Colar Pai Nosso”. “Na verdade, foi o pai
do Luan quem sugeriu que criássemos um colar que tem um pin-
gente com a oração do Pai Nosso que ele usa”, conta Bruno.
Para estimular a visitação constante do público nas lojas vir-
tuais, a empresa traz produtos novos a cada semana e realiza
campanhas e promoções atreladas às datas comerciais e aos
lançamentos dos artistas. A divulgação é feita pelas redes so-
ciais da empresa. “No caso das campanhas de lançamento dos
artistas, temos opções de combos contendo o respectivo CD e/
ou DVD e outros produtos. Além disso, trocamos o lay-out da
loja, com arte gráfica toda relacionada ao lançamen-
to”, explica Bruno.
Impulsionada pelo sucesso no e-commerce, a empre-
sa tem planos em 2012 de expandir sua atuação para o
varejo físico. “Uma de nossas ideias é criar um espaço/
ambiente exclusivo da Band Up! dentro de megastores.
Outro projeto é termos uma Band Up! Store reunindo
produtos nossos e outros relacionados à cultura pop e
tecnologia”, revela Bruno. (P
or
M
arcio
F
uruno
)
LOJASVIRTUAISCOMPROdUTOSdAeMPReSA, ALgUnSCOMeRCIALIzAdOSTAMbéMeM
LOJASfíSICASMOnTAdASdURAnTeShOwSReALIzAdOSnOSMAISdIfeRenTeSeSPAçOS
O IDEalIzaDORDaBanDUP!,BRUnODEMaRChI
AeMPReSACRIOUefAbRICOU300PROdUTOSexCLUSIVOS
PARAARTISTASfAMOSOSdeTOdOSOSgêneROS