8
RECADO
A
consolidação das plataformas digitais como principal meio para
o consumo de música no mundo é algo inevitável e irreversível.
nualmente, os relatórios emitidos pelas gravadoras e entidades do
setor fonográ co que auditam as vendas de música no mundo com-
provam essa a rmação. Em abril, a Federação Internacional da In-
dústria da Música (IFPI) divulgou os resultados do mercado no
período de 2012 através de um relatório denominado RIN (Record
Industry in numbers). Nele, 49 importantes países foram pesquisa-
dos. Os resultados mostram que os canais digitais já representam
35% das receitas globais da indústria fonográ ca.
No Brasil, que se manteve pelo segundo ano consecutivo na oi-
tava posição entre os principais mercados consumidores, esse avan-
ço é ainda mais signi cativo quando analisamos os negócios digi-
tais. Isso porque o país demorou para entrar na rota dos players de
alcance mundial, como iTunes, Rdio, Deezer e Spotify.
Durante seminário sobre o tema promovido em abril, no Rio de
Janeiro, pela Associação Brasileira da Música Independente
(ABMI), o diretor geral do iMusica, Paulo Lima, surpreendeu ao
enfatizar que a implantação de algumas dessas plataformas no país
(sobretudo iTunes) foi muito positiva para o setor, mesmo no caso
de empresas como a sua – na prática, uma concorrente. "Quando o
iTunes chegou ao Brasil, as plataformas existentes passaram a ven-
der mais conteúdo que antes, pois novos players ajudam a criar o
hábito de consumo legal de música digital", a rmou Lima.
Só no último ano, o crescimento de negócios digitais no país foi
de 83% em relação a 2011, de acordo com relatório divulgado pela
Associação Brasileira dos Produtores Discográ cos (ABPD). Em
valores, os resultados alcançaram mais de R$ 111 milhões. Vendas
de downloads na internet, por exemplo, cresceram 909%, como
pode ser observado em matéria publicada na página 50.
AFORÇADODIGITAL
Essa evolução das plataformas digitais também cou bem clara
através de palestras e workshops que compuseram a programação
do seminário da ABMI. No evento, além de frisar a importância
desse novo mercado, especialistas do setor enfatizaram que não é
complicado monetizar o conteúdo na web, já que há várias ferra-
mentas disponíveis nos dias atuais. "Os artistas brasileiros só pre-
cisam se organizar e explorar melhor esse nicho para atingir pata-
mares como o de países de primeiro mundo", exempli cou a
diretora executiva da entidade, Luciana Pegorer.
PEGOUNA INTERNET
Prova do êxito do mercado digital é Michel Teló, que gura na
matéria de capa desta edição (páginas 20 e 21). O artista, que se
tornou conhecido em todo o mundo em 2012, teve a música
Ai, se
eu te pego
entre as mais vendidas no iTunes durante o ano passado
e o vídeo da canção na lista dos mais visualidados no YouTube.
Outros artistas sertanejos, como as duplas Munhoz & Mariano e
João Lucas & Marcelo, além de Gusttavo Lima, também se desta-
caram no player da Apple e no canal de vídeo. Em todos os casos,
tanto intérpretes quanto os autores, respectivas editoras e gravado-
ras foram remunerados por conta desta nova vitrine.
Aliás, falando em remunerazção de direitos, foi divulgado em
abril o levantamento do ECAD referente ao período de 2012. O
órgão distribuiu R$ 470 milhões em direitos autorais entre mais de
106 mil titulares – um aumento de 14% em relação a 2011. Entre
os segmentos, o de Mídias Digitais foi um dos que tiveram maior
crescimento – 52,6% em relação ao ano anterior, o que equivale à
uma distribuição de R$ 5.636.347,00.
Gilmar Laurindo e TomGomes
ANO 18 • Nº 151 • MAIO/JUNHO 2013
SUCESSO!éumapublicaçãobimestralda
EDITORAESPETÁCULOLTDA• ISSN1415-5508
Editores
TOM GOMES
GILMAR LAURINDO
Repórteres / Redatores
HELDER MALDONADO
GUSTAVO GODINHO
MARCIO FURUNO
Colaboradores
GABRIELLE MEHRINGER
THIAGO MOURATO
Arte
TAMIRIS FERREIRA | CAREN CARDENI
Circulação e Assinaturas
GEUZA DOS SANTOS -
WANDERLEY OLIVEIRA -
Impressão -
INTERGRAF
Jornalista Responsável
GILMAR LAURINDO
Editor
THOMAZ RAFAEL
Arte e Mailing Eletrônico
GISELY FERNANDES
GUILHERME AGUIAR
WILLIAM STANLEY
NYCHOLAS YUDI
Presidente
TOM GOMES
Diretor e Editor
GILMAR LAURINDO
Publicidade
LEANDRO DE OLIVEIRA
(São Paulo)
VIVIANE FREITAS
(Rio de Janeiro)
VIVIANE RODRIGUES
(Brasil/Estados)
Assistentes de Vendas
NÚBIA MOREIRA
EDERLI SILVA
Administração
VANESSA ANDRADE
Assistentes Administrativas
FLAVIA LIMA
DANÚBIA AMORIM
Assistente Financeira
CAROLINE MENDES
SÃO PAULO
Rua João Álvares Soares, 1660
CEP 04609-004
Fone: (55-11) 2165-5155
RIO DE JANEIRO
Rua Gildásio Amado, 55, Cj. 302
CEP 22631-020
Fone: (55-21) 3486-5155
1,2,3,4,5,6,7 9,10,11,12,13,14,15,16,17,18-19,...76