Página 56 - SUCESSO#147

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OR
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ELDER
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ALDONADO
www.portalsucesso.com.br
N
ão é segredo. O merca-
do musical passa por
mudanças cada vez mais
frequentes e profundas. Artis-
tas e, principalmente, pro-
dutoras que não se adaptam
a essas novas condições, en-
contram dificuldades para
emplacar projetos e estraté-
gias. Por isso, é cada vez
mais comum os es-
critórios serem fle-
xíveis, trabalhando
com artistas de va-
riados gêneros em
seus casts.
A Olelê Music, de
Porto Alegre, por
exemplo, atuou por
mais de uma década
apenas com artistas de rock. Hoje, porém, reconhece a im-
portância de ter variedade no portfólio. Afinal, os festivais e
festas populares atuais estão mais ecléticos e costumam incluir
atrações de variados ritmos em suas escalações. "Isso faz com
que muitas vezes o escritório possa oferecer opções diferen-
ciadas para o contratante. Esse é um fator facilitador nas ne-
gociações, já que, com a 'venda casada' de artistas, os custos
tendem a ser menores. Todos os elos da cadeia de shows saem
ganhando dessa maneira", comenta o proprietário da Olelê,
Leandro Bortholacci, o Lelê.
O início dessa mudança de postura no escritório ocorreu em
2009. Naquele ano, Lelê firmou uma parceria com Juliano Kal-
cinha (ex-integrante da banda Formigos), que tinha conheci-
mento aprofundado do mercado de música popular. Desde
então, o cast tem ficado mais diversificado, apesar de ainda ser
predominantemente composto por bandas de
rock. Hoje, são gerenciados pela produtora o
grupo Zuera (samba), Chana Muller (música
típica gaúcha), Neto & Junior (sertanejo), MC
Jean Paul (funk carioca), De Falla, Comunida-
de Ninjitsu, Cachorro Grande, Esteban (proje-
to de Rodrigo Tavares, ex-Fresno) e Topaz
(todas de rock). "Existem poucos escritórios
com essa versatilidade no sul do Brasil. Espero
que possamos servir de exemplo para o merca-
do local", comenta Kalcinha.
Nessa nova fase, é possível destacar o traba-
lho que a Olelê tem realizado com o lendário
De Falla. Edu K (vocal), Biba Meira (bateria),
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Divulgação
Flu (baixo) e Castor (guitarra), inte-
grantes que gravaram os dois primei-
ros discos da banda, se juntaram, após
uma separação de mais de 20 anos, para
tocar na íntegra o clássico disco
Pa pa
party
, de 1987. O show foi apresen-
tado no Beco, em Porto Alegre, e
fez parte do projeto Discografia do
Rock Gaúcho, organizado pela
Olelê Music. O sucesso da reunião
foi imediato e, às pressas, a banda
teve que montar uma turnê.
Apesar de cada integrante
morar em um estado di-
ferente (o que dificulta e
encarece a logística para
o contratante), Lelê ga-
rante que há muita pro-
cura por shows da ban-
da. "Festivais e casas do
circuito cultural (como o SESC) nos procuram com frequência.
Nem mesmo as dificuldades de traslado tem afastado esses in-
teressados", confirma Lelê. Nessas viagens, a banda tem apro-
veitado para compor repertório para um novo disco de estúdio,
ainda sem previsão de lançamento.
Já MC Jean Paul faz um som mais inusitado, porém muito
promissor. Ele canta funk carioca, mas a abordagem das letras
é totalmente "do bem". Uma de suas músicas mais famosas é
Quero te namorar
, na qual rola até um pedido de casamento. O
músico está estourado na região sul. Além de se apresentar em
bailes do gênero, seu "funk carioca familiar" encontra espaço até
mesmo em festas de debutantes. "É um produto inovador, que
tem condições de ser trabalhado em outras regiões do país,
principalmente agora que o funk tem adentrado clubs mais so-
fisticados", comenta Juliano Kalcinha.
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