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FUNK
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OR
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USTAVO
G
ODINHO
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C
om 12 anos de carreira, o Bonde do Tigrão lança agora
o primeiro DVD e presenteia os fãs com um megashow
repleto de efeitos especiais e pirotecnia. Para coroar essa
nova fase, a banda deixa de se apresentar em circuitos tradicio-
nais de funk e foca seus shows somente em feiras agropecuárias
e baladas elitizadas.
Muita gente pensou que o Bonde do Tigrão havia acabado,
por ter ‚cado um tempo longe dos holofotes. Entretanto, o em-
presário do grupo, Rogério Dias, garante que isso nunca existiu.
"O Bonde sempre esteve em atividade e, nos últimos tempos,
está com a agenda lotada, fazendo cerca de 18 apresentações
mensais", a‚rma. “O funk atual ‚cou bastante pasteurizado.
Tudo é muito parecido. As letras contêm termos pejorativos.
Como não aceitamos fazer parte do grupo de funkeiros que
adotaram esse estilo, passamos a perder espaço em algumas rá-
dios e outras mídias”, avalia ele.
Com a força da marca e o trabalho de Rogério e sua equipe,
o Bonde do Tigrão conseguiu juntar capital su‚ciente para in-
vestir no seu mais novo produto, o DVD
A fera voltou
. “O pro-
duto foi gravado no ‚nal de 2011 e será lançado em setembro,
com direito a extras e making of.Trata-se de um trabalho total-
mente independente, ou seja, estamos cuidando de tudo. Ape-
nas a distribuição será terceirizada. E a tiragem inicial será de
50 mil cópias”, detalha Dias.
O show que está no DVD é digno das grandes apresentações
internacionais. Gravado no Pepsi On Stage (em Porto Alegre),
tem cenogra‚a com diversos telões de led, além de efeitos espe-
ciais e pirotécnicos. “O funk precisa deste tipo de pro‚ssionali-
zação. Nosso meio é muito informal e poucos capricham na
produção. Fiz o Bonde do Tigrão se tornar uma banda pro‚s-
sional como qualquer outro grande artista do Brasil. Levamos
grande parte do cenário do DVD para a estrada e, antes de nos
apresentar, fazemos questão de passar o som, o que não é co-
mum entre os funkeiros”, explica o empresário.
Assim que surgiu, o Bonde do Tigrão ajudou a popularizar
bordões antes restritos ao nicho funkeiro, como “popozuda” e
“tchutchuca”. “Os jovens que curtiram o Bonde no início de
carreira já estão na faixa dos 30 anos e nossa ideia é conquistar
um publico novo, na faixa dos 20. Por isso, convidamos dança-
rinas para participar das músicas mais conhecidas, como
Cerol
na mão
,
Só as cachorras
e
Tchutchuca
”, explica o empresário.
Além dessas, o DVD e o novo show contam com as inéditas
Foge comigo
,
Devassa
,
Me usa
e
Prisioneira
– esta última, popu-
larizou o bordão “novinha, novinha”. “Assim que lançamos
Pri-
sioneira
, duplas sertanejas entraram em contato para fazer par-
cerias, mas preferimos recusar porque essa música é o single do
nosso novo produto. No ‚nal do ano trabalharemos a canção
SOMCLASSEA
BONDEDOTIGRÃO
LANÇADVDCOM
SUPERPRODUÇÃOEFOCAOMERCADO
DECASASNOTURNASDEALTOPADRÃO
Teimosa
e, a partir de então, queremos fazer alguma versão di-
recionada ao público sertanejo”, prevê Dias.
TIGRÃO PARA AS ELITES
Um dos problemas mais comuns entre os artistas de funk é a
falta de estrutura em casas de shows especializadas no segmen-
to. Para enfrentar essa questão, Rogéerio Dias resolveu "arriscar
uma jogada" e obteve o êxito que esperava. Ele subiu modera-
damente o valor do cachê do Bonde e, dessa forma, apenas casas
de alto padrão conseguem contratar seu grupo. “Há funkeiros
que cobram um valor para se apresentar no Rio de Janeiro e
triplicam o preço para apresentações em outros estados. Não
gosto dessa proposta e resolvi padronizar o nosso cachê. Dessa
forma, estamos alcançando êxito em todas as casas destinadas à
classe A. Isso elitiza o nosso som e, claro, eleva o nível de qua-
lidade das apresentações”, analisa Dias.
Além de tocar em espaços badalados, o Bonde também con-
quistou o mercado de festas e feiras agropecuárias. “Devo isso à
Forma Turismo. O Bonde foi durante anos a principal apresen-
tação nos cruzeiros universitários da empresa e isso nos ajudou a
entrar no nicho sertanejo”, relembra. Além disso, banda e empre-
sário também contaram com a sorte. Dias a‚rma que o Bonde se
tornou conhecido na região centro-oeste graças a um concurso de
carros tunados. “O torneio foi realizado em Tocantins e o orga-
nizador me ligou, pedindo que gravássemos uma vinheta. Acei-
tamos o convite e a chamada bombou durante a competição.
Depois disso, contratantes de toda a região começaram a negociar
nossos shows, principalmente em Goiás”, detalha.
O Bonde também tem uma carreira internacional de fazer
inveja. Nesses doze anos, já se apresentou em muitos estados
norte-americanos e em vários países da Europa e África.
“Quando o DVD sair, vamos distribuí-lo primeiramente em
Portugal. Praticamente não há retorno ‚nanceiro nesse tipo de
ação, mas serve como promoção, já que excursionamos para lá
pelo menos uma vez por ano”, ‚naliza.
DIVULGAÇÃO
BONDEDOTIGRÃO
GRAVADONOPEPSI ONSTAGE, EMPORTOALEGRE, SHOWDODVDTEM
EFEITOSESPECIAISESERÁDISTRIBUÍDONOBRASILEEMPORTUGAL