Página 54 - SUCESSO#146

Versão HTML básica

AXÉ
F
ormada em Serrinha (BA), em 2006, a banda Chicabana
vem conquistando cada vez mais espaço no país com seu
axé universitário, gênero que mistura as batidas da músi-
ca baiana com forró e eletrônico. A diversidade vem das experi-
ências de cada integrante do grupo. O vocalista Kiko, por exem-
plo, começou a carreira em 1997 e passou por outras bandas
antes de encontrar os atuais companheiros (Lucas, Fabrício e
Fabio). "Cantava um pouco de tudo – forró, pop, arrocha, serta-
nejo e standards internacionais. Quando soube que a Chicabana
estava procurando um novo vocalista, resolvi fazer o teste e, fe-
lizmente, fui o escolhido", revela Kiko.
Atualmente, o grupo se prepara para ampliar sua área de atua-
ção. O foco são os estados do sul e sudeste. O escritório artístico
da banda,Candelabro Entretenimento, está colocando em prática
projeto promocional que visa ampliar a divulgação da Chicabana
em emissoras de rádio e junto a concert promoters dessas regiões.
Mas enquanto essa fase não apresenta os primeiros resultados, o
empresário Joselito Cerqueira comemora o momento atual,man-
tendo uma agenda ativa de shows nas cidades do norte e
nordeste. Em média, são 15 apresentações por mês, em
eventos com propostas variadas. "Falar da Chicabana é
falar em festa, em alegria, em shows pra
cima. Se o evento tiver essas características,
pode nos chamar", brinca Kiko, ressal-
tando que o sucesso do grupo pode ser
comprovado através do YouTube, onde
vídeos postados por seus fãs ultrapassam
a marca de dois milhões de acessos.
Além do palco, o Chicabana realiza
muitas apresentações em cima de
trios elétricos. "Nos espaços para
shows ou eventos ao ar livre, com
palco montado, a apresentação é
mais elaborada, com repertório
pré-deŸnido. Nos trios, é dife-
rente – é preciso sentir o público
e variar o repertório, improvi-
sar", explica Kiko, acrescentando
que hits de artistas como Ivete
Sangalo, Claudia Leitte, Asa de
Águia e Daniela Mercury costumam
fazer parte dos set lists dos shows.
Rumo ao
SUL
e
SUDESTE
BEMPOSICIONADANOSESTADOSDONORTEENORDESTE, BANDA
CHICABANA
INTENSIFICAAPROMOÇÃODOSEUAXÉUNIVERSITÁRIONORESTODOPAÍS
DIVULGAÇÃO
CHICABANA
SHOWSTRAZEM
REPERTÓRIOPRÓPRIOEHITS
DAMÚSICABAIANACOM
BATIDASQUEMESCLAMAXÉ
COMFORRÓEE MUSIC
Mas a banda já lançou várias faixas próprias, que Ÿzeram bas-
tante sucesso na parte de cima do mapa do nosso país. Uma das
mais recentes é
Ficar, sair
, apontada como música mais executa-
da do carnaval 2012 no Rio Grande do Norte.Outros destaques
do repertório próprio são
Mara, O bom daqui
e
Eu quero só você.
Esta última, composta por Kiko em parceria com o percussio-
nista Lucas, foi trabalhada no carnaval de 2011 e regravada pelos
sertanejos Jorge & Mateus.
Segundo Lucas, as principais in©uências do Chicabana vêm
dos grupos Chiclete com Banana e Aviões do Forró, além da du-
pla sertaneja Jorge & Mateus e do timbaleiro Carlinhos Brown.
"Apesar do axé já ter vivido fases melhores, sempre se manterá em
alta, pois existe por trás deste gênero uma indústria chamada car-
naval da Bahia. Os eventos preparatórios para esta festa, as mica-
retas realizadas no país durante o ano inteiro e a força de nomes
como Ivete Sangalo, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Carli-
nhos Brown e tantos outros mostram que a música baiana – pura,
ou com suas misturas – não vai morrer nunca", considera Joselito
Cerqueira. (P
OR
P
RISCILA
C
AMILO
)